Loading...
MeiaEntradaCast

Mulheres na indústria cinematográfica

No Meia Entrada Cast dessa semana, Renan Fileto e Lucas Severo sentam para aprender com Fernanda Carpegiani e Helo Oliveira sobre a história das mulheres no cinema: na frente e por trás das câmeras!

Muitos desavisados podem considerar que o cinema – assim como outras artes – possui poucas mulheres produzindo obras de qualidade e realmente marcantes. Porém, um olhar mais apurado facilmente descobre que, pelo contrário, o número de diretoras femininas vem crescendo mais a cada dia. Então por qual razão essa informação é desconhecida do público em geral?

Podemos apontar inúmeros motivos e entre eles está o machismo. A indústria cinematográfica, assim como quase todas as áreas da sociedade, sempre teve como principal ponto de vista o olhar masculino. O homem é o gênero dominante ainda. E, como consequência disso, o cinema é feito por eles e, de certa forma, para eles. A ausência de mulheres em diversas áreas do cinema, bem como a desigualdade de salário entre homens e mulheres, se explica através de um processo histórico que as excluiu do protagonismo.

A boa notícia é que isso vem, gradativamente, mudando. Mais e mais mulheres se posicionam por igualdade. Discussões de gênero e representatividade tem se tornado frequentes. E o mais importante: a cada dia que passa o cinema vem descobrindo que protagonistas femininas podem, sim, trazer dinheiro e levar multidões às salas de exibição. Star Wars, Alien, Kill Bill, entre outros, já nos mostraram isso. O Meia Entrada dessa semana pretende, então, ampliar esse debate!

Venha para o programa e se prepare para saber: 1) porque precisamos de mais filmes com mulheres, 2) porque você deve estudar sobre o feminismo 3) e o que o Manuel Carlos, vulgo Maneco, tem a ver com tudo isso!

Ah, e não esqueçam de mandar críticas e sugestõese pelo e-mail: contato@meiaentradacast.com.br

Aproveita também e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/meiaentradacast

Twitter do Renan: @renanfileto
Twitter do Lucas: @aralvaral

Projeto da Fer: formiga.me

Personagem feminina não desenvolvida – https://www.youtube.com/watch?v=Y4vkut1fAbk
Consequências do Feminismo (filme de 1906) – https://www.youtube.com/watch?v=_MO-LgdE7hE