Carregando...
Jornalismo Cultural

Arte e cultura – ‘Aqui a Vista é Bela’ colore bairro na zona norte neste domingo

Artistas visuais vão se reunir, neste domingo (10), no Residencial Vista Bela, para transformar casas e muros do bairro. O projeto Aqui a Vista é Bela convidou grafiteiros de Londrina e outras cidades para participarem do evento “Colorindo Vidas”, que tem como principal objetivo colorir as casas do bairro utilizando o graffiti.

Por Bruno Leonel (com informações da assessoria de imprensa)

Além disso, a comunidade terá performances musicais, serviços, exposição fotográfica e outras ações à disposição. A programação especial terá início às 10 horas, com o graffiti, e as demais atividades, às 15 horas, na Rua Eugenia Gonçalves Moreno.

O projeto Aqui a Vista é Bela conta com patrocínio da Prefeitura, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PROMIC). A ação tem também apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social, por intermédio do Centro Regional de Assistência Social (CRAS) Norte-A, parceiro do evento.  Segundo o coordenador do projeto e rapper Leandro Palmerah, pelo menos dez moradores já se manifestaram autorizando a pintura de suas casas durante o evento. “A ideia desse projeto vem do Rio de Janeiro, onde é realizado o Meeting of Favela. Eu estive lá, conheci o projeto e vários dos grafiteiros que estarão conosco participaram de atividades lá”, comentou.

Palmerah contou que a intervenção no Vista Bela será a terceira e última do projeto. “Em duas ocasiões, nós estivemos nos Centros Municipais de Educação Infantil Professora Vanderlaine Aparecida Rodrigues Ribeiro, localizado no Conjunto Maria Celina, e também no próprio VistaBela. Essas ação incluíram contação de histórias, música, dança e arte circense, além do próprio graffiti”, lembrou.

Para domingo (10), estão confirmados artistas do coletivo Capstyle e também de Cascavel, Toledo e São Paulo, como Carão, Napa, Hugo, Ivan Theodoro, Sabotage, Isaac, Dimas e Andy, entre outros. “No início do projeto, ficamos preocupados com a recepção pois percebemos que os moradores do Vista Bela não recebem atividades como essa, então houve um receio de que a intervenção cultural não seria aceita. Mas aconteceu exatamente o contrário, eles aprovaram a ideia rapidamente. Interagindo com a comunidade, deu para sentir a reação positiva deles. E além de aproximar as ações culturais da periferia,  essa também é uma forma de deixar a estética do bairro muito melhor, com uma vista muito mais bonita”, ressaltou.

A partir das 15 horas, os moradores da região poderão aproveitar as atividades culturais, como a dança de rua do Projeto “Passos para o Futuro”. O Festival Literário de Londrina (Londrix) vai participar com o Assalto Literário, e Dani Fioruci fará contação de histórias.

A arte circense estará representada com performance do Palhaço Arnica, do Circo CLAC. Haverá ainda apresentação de violino, com Brenno Castello Branco, e de MPB com Thaise Molin, além de exposição de fotografias de Vinicius Kafo, que tem registrado as atividades realizadas no bairro pelo próprio projeto. “O Vista Bela é um bairro periférico que precisa muito desse tipo de atividade. E o Promic foi essencial para desenvolvermos esse projeto, que está tendo uma repercussão muito positiva. Para esse evento, nossas previsões são muito boas, graças aos parceiros e voluntários, vamos conseguir fazer a diferença em prol dessa comunidade”, destacou Palmerah.