Carregando...
Cosmopop

Ansiedade e depressão: não é algo só da sua cabeça.

Ansiedade e depressão

A equipe Cosmopop apresenta o podcast sobre ansiedade e depressão. Este é um tema delicado que requer cada vez mais espaço em discussões e uma atenção ainda maior quando voltada para adolescentes e jovens. Esses transtornos são caracterizados por medos ou por preocupações excessivas em que as pessoas vivem, gerando grandes dificuldades. Então, quando a gente fala dessa ansiedade, a gente precisa entender primeiro de onde vem esses transtornos, como ele alcança nossos pensamentos ou se é uma doença do corpo? O Cosmopop está aqui para esclarecer essas e muitas outras dúvidas.

Abrimos espaço para uma discussão entre os alunos do Colégio Sesi Londrina com três convidados especiais. Tivemos a presença dos ex-alunos do Sesi, Felipe Ortega e Rafaella Jovanovich, atualmente estudando na UEL. A participação deles foi essencial para entendermos como a pressão que surge no final do Ensino Médio e sua introdução à vida adulta podem influenciar a saúde dos adolescentes. Problemas no sono, sensação de esgotamento físico e mental, falta de atenção, desconcentração e irritabilidade são sintomas visíveis da ansiedade que essa faixa etária tende a desenvolver. Nesse momento, a psicóloga Vivian Karina, especializada em …, nos ajuda a esclarecer, através de um bate papo agradável e produtivo, como podemos identificar crises, solucionar esses problemas e até evitar que esses sintomas se tornem uma angústia mais séria, assim passando de um estado antes apenas ansioso para uma condição depressiva.

Após um levantamento de dados com os demais alunos do Colégio e pesquisas sobre esses impasses mundo a fora, pudemos criar um conteúdo que oriente positivamente tanto as relações interpessoais como as individuais. É possível ajudar tanto aqueles que gostamos quanto nós mesmos e conseguimos isso das mais diversas formas e, em todas elas, temos um ponto em comum: precisamos criar um espaço de fala e escuta e, acima de tudo, de compreensão. Se você acha que se encaixa nesse contexto ou conhece alguém nessas circunstâncias, esperamos que esse espaço de ajuda se inicie aqui! Escute os gritos da alma – eles podem ser um sinal.

Embarque conosco em mais um universo.