Loading...
Jornalismo Cultural

AlmA Brasil promove festa maranhense

A cultura maranhense será destaque da programação da Vila Cultural AlmA Brasil, esta semana. Na sexta-feira, dia 06, o espaço promove uma mostra de filmes curta-metragem produzidos no estado. No sábado, é a vez das manifestações musicais, de brincadeiras e gastronomia, na festa “Tiquin de Maranhão”.

Por Rakelly Calliari

A mostra de filmes é uma parceria com a produtora local Cine Guerrilha, que traz o articulador cultural, professor e vice-presidente do Conselho Nacional de Cineclubes, Isidoro Cruz Neto. Para o encontro, ele selecionou três produções recentes, incluindo “Acalanto”, vencedor de cinco Kikitos no Festival de Gramado em 2015, incluindo o de melhor curta. No filme, dirigido por Artúro Sabóia, uma senhora analfabeta procura amenizar a saudade do filho pedindo a um conhecido que leia e releia uma antiga carta enviada pelo garoto. Os outros títulos que serão exibidos são “O tempo me alcançou” premiado pelo edital Funarte e dirigido por Isidoro, e “Mistério das tulhas”, produção coletiva resultado de uma oficina do festival “Maranhão na tela”.

A festa de sábado tem início às 16h para acolher as famílias, com tapioca, a discotecagem do Dj Fábio Indígena e a dança do cacuriá com os brincantes da cultura popular da vila cultural. Ao cair da noite, o embalo fica por conta da banda Orquestra Ouro Verde, com repertório dedicado à música brasileira e da região Nordeste. Artesãos e produtores locais articulam ainda uma exposição na entrada do barracão.

O diálogo com as manifestações da cultural popular maranhense vêm desde o início da Vila Cultural AlmA Brasil, há quase 12 anos. A pesquisa sobre danças, brincadeiras e expressões musicais já ocorria antes mesmo do espaço existir, quando o grupo Fuá da Vila emprestava o espaço da Usina Cultural para seus encontros. Mas a atividade que mais se fortaleceu foi o bumba-meu-boi, que esteve presente já na inauguração da vila e foi tema de oficina com integrantes do Grupo Cupuaçu logo no primeiro ano de atividades, consolidando-se posteriormente como um dos coletivos que ocupariam o espaço.

Serviço

I Mostra de Curtas Maranhenses: Sexta, 06/10, às 19h

Com os filmes “E a vida me alcançou”, “Mistério das tulhas” e “Acalanto”

Entrada gratuita

 

Festa Tiquin de Maranhão: Sábado, 07/10, às 16h

Com brincadeira de cacuriá, Dj Fábio Indígena, Orquestra Ouro Verde e muita tapioca

Ingressos antecipados a R$5, com a programação cultural e os coletivos da Vila

 

Vila Cultural AlmA Brasil: Rua Argentina, 693 (próximo ao Posto de Saúde da Vila Brasil)

Informações: 3326-2672 / 99966-3766 (Naná Souza)