Loading...
Tecnologia e Inovação

AINTEC e AgTech Garage fortalecem startups agro

AgTech

A Universidade Estadual de Londrina (UEL), por meio da Agência de Inovação Tecnológica da UEL (AINTEC) firmou parceria com a empresa AgTech Garage, de Piracicaba (SP) para fortalecer a Vertical Agro, grupo de startups da Incubadora Internacional de Empresas de Base Tecnológica da UEL (INTUEL) que atuam no agronegócio. A INTUEL é uma das divisões da AINTEC.

A AgTech Garage desenvolve diversas iniciativas para impulsionar startups em diferentes fases de desenvolvimento. Com o objetivo de impactar a sustentabilidade e a competitividade do agronegócio, a empresa atua como ponte entre startups do setor e grandes empresas – como a Bayer, Fermentec e John Deere –  contribuindo para o amadurecimento desse ecossistema, que nasceu recentemente no Brasil.

Para José Tomé, diretor da AgTech Garage, a UEL é uma universidade relevante para o agronegócio e a INTUEL faz um trabalho importante e de forma profissional para o ecossistema de empreendedorismo na região. “Nosso objetivo com a parceria é unir esforços para fortalecer o ecossistema de startups a nível nacional. Muitas vezes, somente estabelecendo uma melhor comunicação entre os diferentes atores do ecossistema já percebemos uma evolução bem significativa”.

E comunicação entre os diferentes atores do ecossistema é fundamental para as startups da INTUEL. Quem afirma isso é a gerente da incubadora, Bruna Ferrari: “fortalecer o networking das empresas incubadas é um dos papeis da INTUEL, porque favorece o desenvolvimento do negócio. Com essa parceria, queremos oferecer mais visibilidade às empresas da Vertical e mais oportunidades de contatos com investidores e grandes empresas do setor”, comemora Bruna.

Para Tomé, a verticalização em um ecossistema de empreendedorismo é um sinal de maturidade. “À medida que existem fundos, incubadoras, aceleradoras e outras iniciativas verticalizadas no agro, conseguimos entender melhor a realidade do empreendedor do setor e atraímos parceiros com interesses e habilidades específicas”, esclarece o diretor.

Tomé e Bruna concordam que a inovação tecnológica é fundamental para o avanço do país, ainda mais no setor do agronegócio por tudo o que ele representa para o Brasil. “Além disso, a INTUEL tem um papel relevante de fomentar o surgimento e contribuir para o sucesso de novos empreendimentos e tecnologias, como também criar uma cultura de inovação e empreendedorismo na região”, reconhece Tomé.

INTUEL                                        

A INTUEL faz parte da Agência de Inovação da UEL e tem como objetivo oferecer suporte para o desenvolvimento de empresas com potencial tecnológico. Além de estrutura física, a incubadora oferece qualificação aos empreendedores. Atualmente a incubadoraconta com 15 empresas. Mais informações em: www.intuel.com.br.

AgTech Garage

A AgTech Garage é a principal concentração de inteligência e interconexão do ecossistema de startups tecnológicas do agronegócio brasileiro.Sua missão é promover o amadurecimento do ecossistema e fomentar a aproximação e cooperação entre startups e as grandes empresas que atuam no agronegócio. A AgTech Garage é patrocinada pelas empresas Bayer, DPA Brasil, Fermentec, Genesis Group, John Deere, Ourofino Saúde Animal e OurofinoAgrociência.

Ouça o podcast do Tecnologia e Inovação, uma parceria entre Aintec, Rádio UEL FM e AlmA Londrina Rádio Web.