Loading...
Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Quizomba de Maio

01/05/2016 às 14:00 - 22:00

$10

 

Neste domingo, 1, o Coletivo Quizomba realiza mais uma edição do projeto Quizomba: o Samba e Outros Batuques. Já tradicional, a festa acontece aos primeiros domingos de todos os meses e tem programação para todas as idades, reunindo música, teatro, oficinas, exposições, além de atividades culturais simultâneas. Nesta edição, a tarde já começa a toda, com atividades programadas especialmente para os pequenos. Às 14h, quem abre as cortinas do Quizomba é o espetáculo “M”, que vem direto de Maringá e é a grande atração do Quizombinha.

Em “M”, Aline Rodrigues e Horiy Semiguen desenvolvem um trabalho que alia contação de histórias, música e arte circense. Abordando temas feministas com linguagem voltada especialmente aos pequenos, o trabalho nasceu da necessidade de valorização da cultura popular brasileira, principalmente no que se refere aos temas voltados à mulher, à sua liberdade, sua luta e a sua posição dentro da sociedade. O resultado é um espetáculo iluminado, cheio de Mulher, Menina, Menino, Mano, Mana… Cheio de “M”.

Espetáculo M

“A proposta do Quizombinha é promover um espaço seguro, confortável e lúdico, que mesmo dentro de uma grande festa como o Quizomba, consiga comportar e garantir a diversão de crianças de todas as idades, em espaço de interação com outras crianças e com a própria família”, explica Dodô Bertone, uma das organizadoras do Quizombinha. Além da peça, a tarde ainda tem diversas brincadeiras promovidas pelos Quizombeteiros, o coletivo mirim do Quizomba, que convida toda a moçada para cair na farra.

Programação de gente grande

Mas não é só a meninada que tem diversão garantida no Quizomba.  Para os adultos essa edição traz, a partir das 16h, uma oficina de Dança Para os Orixás, com Yiá Claudia Ikandayô.  Yiálorisá de religião de Matriz Africana e educadora social, Claudia Ikandayô criou um grupo de dança Afro Egbe Afefé Layo em Londrina e como educadora social desenvolve a linguagem de cultura e dança afrodescendente. A oficina traz a história que se relaciona à dança dos orixás Ogum, Xangô e Obaluaê, e termina numa grande confraternização de samba de roda.

E se a oficina promete aquecer os corações quizombeiros, o palco do Quizomba ainda traz dois shows que é pra não dar nenhuma chance para o frio! Para abertura, às 18h, quem esquenta o clima é a banda londrinense Samba Sim, que traz um repertório em homenagem a João Nogueira. E, para fechar com chave de ouro, vem de Maringá a grande atração da noite. A banda Melodia Preto Bendi, que lançou no último ano seu álbum Árbo do Caboco Sete Faxa, que aposta em ritmos espirituais do rito afro-brasileiro, da capoeira e de outras  manifestações folclóricas brasileira, como as cordas caipiras, o blues, o samba e a música erudita, com o  intuito de trazer de volta à música contemporânea brasileira seus elementos populares tradicionais.

Memória viva: 1 ano de 29 de Abril

Além dos shows e oficinas que promove, o Coletivo Quizomba assume como compromisso e guia de suas ações a luta contra as injustiças sociais, o fascismo, o conservadorismo e a repressão. Neste sentido, além das atividades artísticas, o Quizomba de domingo convida todos os interessados para comporem a segunda roda de debate e conversas de 2015, “29 de Abril: um ano depois”.

A ação vai reunir professores e estudantes universitários, professores da rede estadual de ensino e funcionários da UEL que estiveram em Curitiba e foram atacados pela polícia militar naquele que ficou conhecido como “Massacre do dia 29 de abril”. Além de relembrar a data, o objetivo é abordar também as discussões acerca do dia do trabalhador e do fascismo crescente na sociedade.

Junto da roda de conversa, o Quizomba também expõe o trabalho “Memórias do 29 de Abril”, do jornalista Lucas de Godoy, que reuniu relatos acerca do massacre afim, não de contar a história oficial, mas contestá-la. O trabalho é composto de fotos, falas e objetos que o pesquisador recolheu para sua monografia de pós-graduação em Comunicação Popular e Comunitária.

 

Serviço

Quizomba: o Samba e Outros Batuques

1 de maio – Domingo

Das 14h às 22h

Vila Cultural Kinoare (Av. Prefeito Faria Lima, 1399)

R$10,00 (entrada gratuita para os 300 primeiros que chegarem antes das 16h)

14h – Quizombinha – Espetáculo M com Aline Rodrigues e Horiy Semiguen

14h30 – Roda de Conversa “29 de Abril: um ano depois”

16h – Oficina – Dança para os Orixás com Yiá Ikandayô

18h – Show com a banda Samba Sim

20h – Show com a banda Melodia Preto Bendi (Mgá)

Brincadeiras com os Quizombeteiros

Vitrine “Memórias do 29 de Abril”

Feirinha de Artes

Pé de Poesia

Quitutes da Alma

Detalhes

Data:
01/05/2016
Hora:
14:00 - 22:00
Preço:
$10
Evento Tags:
, , , , , ,
Website:
https://www.facebook.com/events/870751443070201/

Local

Kinoarte
Av. Prefeito Faria Lima, 1399
Londrina,86061-450
+ Google Map