Loading...
Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Midiativista Eliza Capai (RJ) é a convidada do Ciclo de Oficinas 2017

22 de junho às 19:30 - 22:00

Ciclo de Oficinas 2017 da AlmA Londrina Rádio Web

Tema de junho: Midiativismo e Movimentos Sociais.

Convidada: jornalista e documentarista Eliza Capai (RJ)

Por Emerson Dias

Eliza Capai é carioca e tem 37 anos. Jornalista formada na USP e documentarista independente, já produziu dezenas de reportagens, curtas-metragens e documentários no Brasil, na África e em diversos países da América Latina. Somente na série sobre imigração feminina para a Revista Fórum (2008), foi do Panamá até o Estados Unidos durante nove meses de produção.

A documentarista também percorreu, durante meio ano, diversos países africanos para produzir o primeiro longa “Tão Longe é Aqui” (2013). “Eu escolhi países que têm línguas, religiões e costumes totalmente diferentes. Comecei no Marrocos, depois segui para Cabo Verde, Mali, Etiópia e terminei a viagem na África do Sul”, disse Eliza em entrevista recente à revista Brasileiros.

Os trabalhos mais recentes são os filmes “O Jaboti e a Anta” (2016, 1h12m), que mostra a vida de ribeirinhos e índios prejudicada pela construção de usinas hidrelétricas na Amazônia; e também o “#Resistência” (2017, 55min.), sobre as ocupações em espaços culturais, registradas em São Paulo e Rio de Janeiro, durante o período de impeachment. Os dois trabalhos serão apresentados durante a visita de Eliza Capai em Londrina. “Quero conversar e quem sabe gravar entrevistas com os universitários que ocuparam prédios da UEL e também com o pessoal do MARL”, afirmou Eliza à equipe da AlmA, referindo-se aos integrantes do Movimento dos Artistas de Rua de Londrina, que ocuparam a antiga sede da União do Estudantes Secundaristas de Londrina (Ules) e também à ocupação do Centro de Comunicação, Educação e Artes (CECA) da Universidade Estadual de Londrina.

A programação da oficina com a documentarista foi dividida em três períodos: na quinta-feira, das 19h às 22h, será apresentado o documentário “#Resistência” no auditório do SESI-AML, seguido de um bate-papo com o público presente. Na sexta, ela tem um encontro com o pessoal do MARL. No sábado, a partir das 9h, será ministrada a oficina “Midiativismo e Movimentos Sociais a partir das Experiências de Eliza Capai” na Vila Cultural AlmA Brasil (R. Argentina, 693).

Aos interessados em participar da oficina, informações:

no site www.almalondrina.com.br

na página da rádio https://www.facebook.com/AlmALondrina/

ou pelo e-mail: radioalmalondrina@gmail.com

Local

Centro Cultural SESI
Rua Maestro Egidio do Amaral, 130
Londrina,Paraná86010-090Brasil