Loading...
Azylo Hotel

A Santíssima Trindade das guitarras

Quando o rock nasceu ele espirrou imediatamente na Inglaterra, ali pela casa de Alexis Korner, conhecido como um dos fundadores do blues inglês. Em sua casa se reunia gente como Mick Jagger, Eric Clapton, Jimmy Page, John Mayall, Jack Bruce, Peter Green e Jeff Beck.

Esta cena nasceu por volta de 1961, estas reuniões estavam prevendo e montando o rock’n’roll inglês. Rock que veio a fazer parte da vida de Jeff Beck, que se tornou de mecânico de carros Hot Rods para guitarrista de estúdio, onde foi localizado e veio a formar com Eric Clapton e Jimi Page a Santíssima Trindade das guitarras.

Eles se reuniram dentro do famigerado Yardbirds uma banda que reuniu os três melhores guitarristas do Reino Unido. Logo com a saída de Eric Clapton, Jeff Beck assumiu a liderança junto com Jimmy Page.

Esta dupla comparece ao filme Blow-Up que foi traduzido para o português como “Depois daquele beijo”, quando Jeff Beck estranha seu cubo que estava dando “tilt” e arremessa sua guitarra contra ele, destruindo-a e jogando o braço da guitarra na plateia, e causa uma tremenda batalha para tê-la como troféu de guerra.

E sai correndo para fora do show, com seu prêmio, e é roubado por uma pessoa que não acha interesse nenhum na peça e joga-a ao chão desprezando-a.

Uma cena importante mostrando o desinteresse logo após a conquista. Esta cena foi imortal para os anos 68 quando o filme foi lançado ao cinema. Jeff Beck vem para esta programação por ser uma guitarra muito inteligente e mercadológico para sua existência.

Quando saiu do Yardbirds foi logo para o Jeff Beck Group e trouxe junto o iniciante Rod Stewart um vocalista voz de pato com um romantismo aberto a todos as emoções, mas Jeff queria sua verve direcionada ao Rock mais pesado ao estilo de seus Hot Rods, customizados por ele mesmo.

Assim seu Group ficou mais pesado com a saída de Stewart e fez o álbum Rough and Ready em 1971 e aí ficou do seu jeito adaptando, seu peso para as canções Stroll On e The Train Keep a Rollin que vem do Yardbirds em peso de ouro.

Aqui nesta programação ouviremos duas versões desta canção uma com o Yardbirds do filme Blow-Up, e uma outra versão no mesmo peso com o vocalista Steve Tyler do Aerosmith que adotou esta música como símbolo de sua banda.

Jeff Beck é considerado o 5° melhor guitarrista do mundo, em uma lista dos 100 melhores, o que na minha visão seria o segundo, o primeiro a “Themys” pode responder com a maior segurança e apoiada por mim.