Loading...
Demo Sul 2018

A pluralidade do underground nas prévias do Demo Sul

Demo

Chegando à reta final das prévias, o Demo Sul começa a apontar para os eventos principais que marcam o festival. De 18 de novembro a 1º de dezembro, serão mais de quinze bandas representando a pluralidade da cena underground. Dentre as bandas que estarão presentes, cinco se apresentam após serem eleitas por voto popular nas prévias que estão acontecendo no Bar.bearia até o dia 4 de novembro.

Por Bruna Miyuki e Victor Assis, especial para o Demo Sul 2018 

Com domingos marcados pela diversidade da cena independente, bandas convidadas levaram uma fração da música autoral da cidade. Atualmente, Londrina conta com mais de 60 bandas autorais que permeiam gêneros diversos. Desde hardcore ao instrumental jazzístico, as prévias do Demo Sul sintetizaram um pouco desse caráter cosmopolita que tem o circuito underground.

As prévias foram organizadas em trios, o primeiro domingo recebeu todo o peso do metal em suas múltiplas vertentes. Distanásia (Maringá), Terrorsphere e Rejected tocaram no dia e puderam mostrar um pouco do que o gênero tem de mais diferenciado. Mas entre o crust dos maringaenses e o grindcore da Rejected, quem ficou com a melhor foi o Death Metal da Terrorsphere, que toca novamente no último dia de festival.

Se o peso é marca registrada no som dos primeiros escolhidos pelo público, a urgência pungente do ‘hardecóre do sítio’ da Sangrano, banda de Sertanópolis, deu ao trio acesso direto para se apresentarem na Xacará, no dia 1º de dezembro. Ao lado de AscØ e Lamaçal, eles tocaram na segunda noite de prévias, em que o punk e o hardcore reverberaram. Em clima de coletividade, letras políticas e ritmo veloz predominaram nas apresentações. Sendo estreia da banda em um festival como o Demo Sul, a expectativa para a participação no evento é alta. “Com certeza, quem colar vai poder prestigiar o “hardecóre do sítio” executado com muita força, rapidez, energia, vontade e gritaria, estamos muito felizes e ansiosos por esse palco”, comenta o baixista Eric Aristides.

Já na terceira noite de prévias, os ritmos extremos deram espaço para a tradição do Rock n’ Roll. Stella Raiser, Etnyah e Escopo trouxeram para suas apresentações a versatilidade do gênero, que ganha faces distintas na performance de cada banda. Unindo a herança rítmica brasileira com a universalidade do rock, a Etnyah revela sua resistência por meio dos traços plurais de seu trabalho. Já a Stella Raiser focaliza suas composições no campo do Rock Clássico e do Progressivo, fazendo críticas aos moldes da vida moderna em um panorama bastante autoral. Falando em legado, o Grunge e o rock garageiro também permanecem vivos com o som da Escopo. Mesclando a sonoridade que marcou os anos 90, junto ao punk e o hardcore californiano, a banda descreve um caminho de muita personalidade para seu trabalho. O resultado da votação da terceira prévia ainda não foi divulgado, mas é bom ficar ligado que logo saberemos quem toca fará companhia à Terrorsphere e Sangrano no palco do festival.

A quarta prévia foi uma edição especial só com bandas instrumentais do cenário autoral. Quem abriu a noite foi a banda londrinense Maniáticos do Reverb, com uma trajetória de quase dez anos, o power trio tocou um surf rock instrumental rápido e intenso com a guitarra distorcida e carregada no reverb. Além deles, a Búfalos d’Água também enriqueceu a prévia com sua surf music que, como não poderia deixar de ser, compartilha com a Maniáticos do Reverb a influência dos clássicos Dick Dale e The Ventures, misturando o surf rock com o sax alto em um som irreverente. Em um contraponto descontraído, os londrinenses do Eletroímãs Catalíticos trouxeram o que o guitarrista Caetano Ricardi define como “vibe amanteigada” que transborda as influências do jazz e do groove em uma atmosfera plural. O vencedor da quarta também não saiu ainda, para conferir e votar é só acompanhar as redes sociais do Festival Demo Sul.

A última prévia do Festival Demo Sul vai rolar no próximo domingo, dia 04/11, às 16h no Bar.bearia e conta com Hermano Eletrix, Cascata Duo e Mhorula. Para saber mais, acesse o site: https://www.almalondrina.com.br/demosul-2018/ ou as redes sociais @demosul2018 no Instagram e o evento Festival Demo Sul 2018 no facebook.

FOTO DA MATÉRIA: Juliana Pereira