Loading...
Marginália

A consciência de Gaia

Essa semana o Marginália apresenta a entrevista feita com o teólogo, escritor e professor universitário brasileiro, expoente da Teologia da Libertação, Leonardo Boff.

Leonardo Boff (1938) doutorou-se em teologia pela Universidade de Munique. Foi professor de teologia sistemática e ecumênica com os Franciscanos em Petrópolis e depois professor de ética, filosofia da religião e de ecologia filosófica na Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

A entrevista aconteceu durante o seminário do programa ‘Cultivando Água Boa’ promovido pela Itaipu e parte do reconhecimento da água como recurso universal e, portanto, um bem pertencente a todos. Um dos assuntos que chamou a atenção foi a valoração da hipótese ou teoria de Gaia durante a palestra realizada pelo teólogo.

Há cerca de 40 anos o cientista britânico James Lovelock fez furor com o lançamento da sua “Hipótese Gaia”, proposição científica na qual ele definia a Terra como um organismo vivo, inteligente e sensível.

Na trilha sonora som da banda checa Gaia Mesiah, a banda tem com vocal feminino discute essencialmente atitudes em relação as atuais políticas ambientais e relações interpessoais. Se identificam como ativistas radicais. Essas atitudes são refletidas nas temáticas abordadas em suas letras.

Ouça no mobile