Carregando...
WebTV

A agricultura em sintropia

Ernst Götsch. Esse é o nome do suíço de 72 anos que veio para o Brasil em meados da década de 80 e elaborou o conceito que está se popularizando entre os produtores rurais do país, a agricultura sintrópica. Essa forma de cultivo integra a produção comercial  com a mata natural de um ambiente, para que haja uma relação de equilíbrio entre ambas, sem qualquer uso de químicos ou necessidade de desmatamento. Para Götsch, não devemos agir como os donos do planeta e sim como parte de um macroorganismo.

A principal ideia por trás dessa forma de cultivo é que a própria natureza entra em um equilíbrio natural, sem nem mesmo precisar de irrigação, podendo até regenerar áreas devastadas por queimadas ou desmatamentos.  Isso é ótimo se considerarmos o período de caos e desastre natural que estamos vivendo no planeta Terra. Cada vez mais agricultores estão aplicando essa técnica de cultivo em plantações orgânicas e agroflorestas para obterem produções sustentáveis.

 

Agenda Götsch

Os jornalistas Dayana Andrade e Felipe Pasini desenvolveram juntos o projeto Agenda Götsch. O objetivo desse projeto é divulgar todos os fundamentos, métodos, manejos e dicas sobre agricultura sintrópica e agroflorestas de forma didática e acessível. O projeto disponibiliza vídeos, artigos, reportagens e a agenda de workshops de Ernst Götsch.

A nossa equipe conversou com Götsch que esteve em Londrina para passar seu conhecimento sobre essa forma de cultivo aos agricultores locais.  Confira a reportagem na Web TV da AlmA Londrina.

Por Leonardo Bueno