Loading...
Jornalismo Cultural

Tradição em contar histórias – 7º ECOH segue até o dia 10

ECOH

Começou nesta semana, em Londrina, o 7º Encontro de Contadores de Histórias de Londrina (ECOH). O evento é uma realização do Instituto Cidadania, com patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura.

Reportagem Bruno Leonel
Texto Camilla Giovanna

O evento, tem a ideia de resgatar a tradição da ‘contação’ de histórias através da oralidade, envolvendo desde histórias inspiradas na cultura indígena, africana e outras vertentes ligadas à cultura popular. A produtora do evento Dani Fioruci, que também participa do Encontro, falou um pouco sobre a inspiração do ECOH:

A contação ‘Histórias de Por quês’ será apresentada hoje em dois horários (15h e 19h30) no Sesi/AML. A contação é apresentada pelo grupo Culturas em Movimento (São Caetano do Sul, SP). Sobre os “por quês”  fala sobre o tempo perene. A criança que pergunta “por quê” e nem sempre o adulto sabe responder. Mas houve uma época em que as pessoas criavam sentidos para o que não tinha “saber”. Todas as apresentações serão gratuitas, ingressos distribuídos a partir de uma hora antes de começar no local do espetáculo.

7º ECOH começa hoje
A programação segue até o dia 10 de março, com atividades gratuitas que incluem contação de histórias, apresentações teatrais, oficinas formativas, ações sociais e outros, reunindo artistas de Londrina – Fotografia Valéria Félix

A produtora do festival, Dani Fioruci, conta que o festival não traz apenas apresentações e oficinas mas também, reflexões. “Assim nós fomentamos nossa arte e nossa cultura aqui em Londrina.” Ela afirma que vários contadores vão até a oficina para estar melhorando, ganhando mais experiência e realizam as oficinas para se reinventarem.

A cultura no Brasil está passando por muitos percalços. Dani conta que apesar dos tempos conturbados o festival segue acontecendo. “Foi um momento difícil. Está sendo um momento político difícil que vive nosso país. Não é atoa que o 7°ECOH era para ter acontecido em 2017 e tá acontecendo em 2018, mas não podemos desistir. Temos que ir atrás do que queremos”, ela cita…

A agenda completa do 7º ECOH está disponível na fanpage do evento e também no site oficial, pelo link https://goo.gl/9WXo93. Os ingressos serão distribuídos a partir de uma hora antes de cada apresentação.

O 7º ECOH conta com apoio do SESI, da CLAC, Ciranda, MARL, Gráfica Oyama, Casa da Vila, Vila Triolé Cultural e Usina Cultural.