Carregando...
Jornalismo Cultural

Trabalhos questionam situação atual – cita curadora da Semana de Arte Urbana do SESI

Começa nesta quarta a quinta edição da Semana de Arte Urbana do SESI/AML. O evento começa às 19h, com a exposição coletiva PLANO DE FUGA. A mostra conta com os artistas locais e pela primeira vez, interestaduais. Os artistas são: Alexandre Makiolke, Camila Melara, Carolina Moraes (Ourinhos-SP), Coletivo Caroço (LND-POA), Edson Vieira, Elke Coelho, Gabriel Bonfim, Karina Rampazzo, Maikon Nery, Pablo Blanco, Priscila Johnson, Silfarlem Oliveira (Vitória-ES) e Thais Arcangelo. Veja a seguir:

Por Bruno Leonel (trilha sonora Caburé Canela – Sem)

Segundo a curadora, Carolina Sanches os trabalhos carregam a intenção de questionar e até apontar uma fuga dessa situação política atual (no país, com dezenas de conflitos e divergências políticas. Confira entrevista:

Durante a abertura, o artista Silfarlem Oliveira estará no espaço realizando a ação “Dos Vadios Vagos”, que consiste na disponibilização de crachás para distribuição aos participantes/visitantes do evento. O crachá em uma de suas faces (parte que fica a mostra) contém duas palavras – “ocupado/desocupado” – que poderão ser manipuladas (invertida a posição) pelos participantes e, em seu verso, uma “indicação de uso”. Nessa ação, elementos como o vazio, o não trabalho, o parado, o desocupado, são tomados como ocupações que não correspondem a uma normatização do corpo e do espaço. De quem é a propriedade, de quem é o espaço (des)ocupado? E a ação dos corpos, a quem pertence?

O permeia está quinta edição da SAUS é, justamente, o olhar para os processos múltiplos, atentando aos diálogos invisíveis, aos encontros visíveis, aos lugares de escuta e de reconhecimento da alteridade, afim de que o desejo artístico não seja somente uma via de mão única, muito menos um privilégio do discurso. Para que traga à tona guias de proximidade, manifestações, invenções e intervenções, que ao serem vistas coletivamente e em sua totalidade, possam nos apontar para um possível plano de fuga – o evento vai até o dia 6 de abril (sábado) – Confira a programação no evento para mais informações.


Serviço
5° Semana de Arte Urbana do Sesi/AML | Londrina
De 3 a 6 de abril no Sesi – Rua Maestro Egídio Camargo do Amaral – 130 (Próximo à concha)
Entrada gratuita