Loading...
Jornalismo Cultural

20 anos de Cênicas UEL- Espetáculo abre abre mostra nesta segunda

20 anos de Cênicas UEL

A Cia Cascalhos apresenta nesta segunda-feira (19) a peça teatral ‘O Jardim dos Girassóis Esquecidos’ na Divisão de Artes Cênicas da UEL, em Londrina. A apresentação, é a primeira de uma serie de espetáculos, que acontecem nos próximos dias, em comemoração aos 20 anos do curso de Artes Cênicas da UEL. O espetáculo começa 20h.

Por Bruno Leonel

A peça com dramaturgia assinada por Edilson Oliveira, que também atua, fala sobre a temática da violência urbana, em especial àquela que todos os dias tira a vida de pessoas que vivem nas periferias e que todos os dias são alvo de preconceito, seja ele social ou racial. A peça é resultado de um trabalho desenvolvido pelo ator para o seu trabalho de conclusão de curso. Edilson comenta sobre a programação, que ainda, inclui oficinas práticas. Ouça o podcast, onde Edilson fala sobre a mostra.

“Nos poucos metros que andei pelo mapa, encontrei um jardim de girassóis esquecidos. Decidi regar os girassóis, pois, eles trazem em sua beleza, a simbologia da morte e da vida! Neste espetáculo, minhas inquietudes enquanto bicho humano e artista, entoa um canto para os girassóis, que foram silenciados pelo racismo institucional”, cita o relise da peça. A trama propõe reflexões sobre o tema. Ouça o podcast onde o autor fala mais sobre o processo:

Ironicamente, a apresentação desta segunda ocorre dias após dois eventos trágicos que levantaram o debate sobre a violência sistemática que acontece nas periferias; A execução da vereadora Marielle Franco (que atuava em comunidades carentes) no Rio de Janeiro, e, aqui em Londrina, a morte do jovem Matheus Ferreira Evangelista, baleado na região norte.

Para Edilson, é importante que a dramaturgia e as artes em geral se abasteçam deste tipo de reflexão. Falando também sobre os 20 anos do curso, Edilson comentou sobre como isso consolida a pesquisa e estudo feita na área ao longo de todas essas gerações do curso. Edilson também explicou sobre o momento e a importância da mostra:


SERVIÇO
14ª Londrina Mostra de Teatro e Circo
Jardim dos Girassóis Esquecidos – Segunda (19) Divisão de Artes Cênicas
De 19 de março à 1 de abril

A mostra conta com a presença de espetáculos do cenário londrinense, incluindo artistas em formação e graduados pelo curso de Artes Cênicas da Universidade Estadual de Londrina.
Programação completa disponível no EVENTO