Loading...
Tecnologia e Inovação

2° invenção da UEL patenteada pelo INPI

UEL

Olá ouvintes da rádio UEL FM e da rádio Alma Londrina, hoje o programa da Aintec vai falar sobre a segunda patente concedida à Universidade Estadual de Londrina.

O Instituto Nacional da Propriedade Industrial concedeu a segunda patente à UEL. A invenção patenteada foi um novo produto desidratado a base de subprodutos da agroindústria, que são o soro de leite e o bagaço de laranja. Toda a ação junto ao INPI foi realizada por meio da Aintec.

Segundo a inventora Sandra Garcia, professora do departamento de Ciência e Tecnologia de Alimentos da UEL, a ideia da invenção surgiu depois de visita a uma indústria de processamento de sucos da região. À ocasião, ela constatou que havia um grande volume de bagaço de laranja sendo subaproveitado que poderia virar outro produto.

O projeto de desenvolvimento do produto final adicionou a esse bagaço de laranja o soro de queijo e a fermentação com cultura de microrganismos potencialmente probióticos.

Essa combinação gera uma bebida simbiótica com propriedades que trazem benefícios ao trato intestinal.

Além dos benefícios à saúde de quem o consome, o simbiótico promove o reaproveitamento de produtos que são desperdiçados nas indústrias.

Segundo a professora, o Brasil tem muita matéria-prima que acaba sendo mal aproveitada quando poderia gerar renda e minimizar problemas de ordem ambiental.

Mais detalhes sobre essa tecnologia podem ser conferidos na Vitrine Tecnológica no site da Aintec, que é o www.aintec.com.br. Com isso, a universidade busca parceiros para sua comercialização.

Nossa coluna sobre Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo termina aqui. Programa da Aintec. Produção e locução: Mariana Paschoal; e Gravação de João Lopes, da rádio UEL FM.