Loading...
Jornalismo Cultural

Semana de aleitamento materno mobiliza londrina

Por Giovanni Porfírio

No dia 01 de agosto, teve início a programação da 25ª Semana de Aleitamento Materno, chamando a atenção para a importância da amamentação já nas primeiras horas de vida do bebê.

Ouça no mobile
O comitê responsável pelo evento vai realizar diversas ações na cidade, como rodas de conversas em Unidades Básicas de Saúde e exposições fotográficas. Carolina Matos é voluntária e uma das organizadoras do projeto e conta como surgiu a ideia:

Carolina: “Teve uma reunião em 2014 onde foram várias pessoas interessadas, que já tinham um envolvimento bem bacana com a humanização do parto, da amamentação, mulheres empoderadas e a questão do feminino e profissionais de saúde que representavam também a comunidade nessa questão. E enfim, tanto nas redes sociais quanto nos encontros presenciais a questão da amamentação, de se ter um grupo de apoio feito por mães voluntárias que recebe ajuda voluntária de profissionais da Saúde começou a ganhar corpo e parcerias tanto direta quanto indiretamente”.

Carolina fala que sobre os objetivos do projeto, que não se estende apenas à Londrina, mas a outras cidades da região:

Carolina: A ideia é assim: a gente não tem a gente espera atender X ou Y número de mães e pais de interessados entusiastas com a questão. A nossa meta, não diria ser mais simples ou mais afetiva, mas a questão de chegar mesmo né, esse apoio, esse acolhimento. Porque aqui nas rodas, quando a gente vai falar sobre os primeiros dias que sempre são muito intensos, tanto pela chegada do bebê quanto para a questão da amamentação que demora um tempo, que é uma aprendizagem do bebê e um aprendizado da mãe, ela sempre conta, narra sua história e a outra que escuta e se identifica, encontra colo nisso. Então nossa ideia mesmo é essa, que esse apoio, esse coração seja grande e que acolha essas mães, de Londrina de região. Pelas redes sociais a gente acaba atendendo pessoas de outros estados”.

A voluntária fala do público atendido, que não se estende apenas às mães:

Carolina:O público destinado são famílias, pais, mães, avós, a gente já recebeu tia, todos mundo aqui, disposto a ajudar.  Professores também né, porque a gente sabe que um grande fator que há o desmame é quando esse bebê entra na escola e as vezes a escola não tem esse acolhimento ou não tem uma estrutura para receber esse leite, essa mãe, tanto estrutura física quanto emocional. Então é bem bacana que eles estejam, estamos sempre abertos aos profissionais da saúde, a presença deles é rica e também empodera”.

Carolina explica que o projeto também chama a atenção para a consciência ambiental:

Carolina: “Essa semana, de 1 a 7, é a semana mundial de aleitamento materno. Então o mundo para, se volta para essa questão da amamentação, é bem bacana. A gente começa a procurar na internet e ver movimentos em outras partes do mundo, em outros espaços, pensando essa questão. E esse ano é muito bonito, o tema é “Presente Saudável, Futuro Sustentável”, pensando além daquela questão da saúde do bebê, da saúde da mãe e do vínculo afetivo, mas também como isso afeta o nosso bem-estar, o nosso planeta, o ambiente, então é bem legal mesmo de se ver essa questão, de ampliar, de pensar sobre isso”.

Todos os dias, até o dia 07 de agosto, o evento conta com várias atividades:

Carolina: “Eu convido todo mundo, a programação está linda, todo dia às 16:00 tem roda de conversa no Royal Plaza envolvendo a questão da amamentação e do parto, da hora de ouro. Tem uma exposição de fotos super bacana chamada “Com peito, sem preconceito” do Fotógrafo Flávio Santos, que tá acontecendo no Shopping Boulevard, na frente da Livraria Saraiva. Vai ter um “mamaço”, dia 6, sábado, das 15h às 17h30, onde todas nós vamos amamentar, conversar, trocar, estar juntas, empoderar mesmo… no mesmo dia, de manhã, vai ter uma apresentação para as crianças e as famílias na loja Ciranda às 10:00 horas da manhã. A programação tá bacana, é só chegar, tudo gratuito!”

Foto: Divulgação