Loading...
Palco AlmA

A referência do samba em Londrina

Por Giovanni Porfírio

Seo Nelson é reverenciado pela sua história, e estará no Palco Alma neste domingo

Mineiro de Ponte Nova, Seo Nelson conheceu o cavaquinho ainda muito jovem, quando tinha 11 anos. De família pobre, perdeu o pai aos 8 e a partir daí, encontrou na música uma maneira de superar todos os obstáculos que a vida lhe oferecia. Sua carreira se inicia aos 18 anos, quando o criado de dona Madalena, que saiu de uma cidadezinha do interior de Minas Gerais, chega à São Paulo para tentar ganhar a vida.

O cantor morou na capital paulista durante mais de 40 anos, e enfrentou inúmeras dificuldades até se firmar como uma das maiores referências do samba na atualidade. O ápice de sua trajetória na música ocorreu no início dos anos 90, quando o cantor teve a oportunidade de se apresentar em um dos mais respeitados hotéis de São Paulo, o Maksoud Plaza. O tempo passa e Seo Nelson chega a Londrina no final da década de 90. A adaptação levou algum tempo.

Foi na cidade que o músico conheceu o Clube do Choro, grupo com o qual se manteve em atividade até o ano de 2006. No ano seguinte, passou a integrar o Quarteto do Samba, sucesso até 2011, quando o grupo é acometido por uma tragédia. Um de seus membros, Luisinho, morreu afogado após uma enchente que devastou a cidade de Londrina, deixando muitas saudades.Desde quando chegou, em 1997, Seo Nelson leva alegria por onde passa na cidade. Ele confessa que sente a mesma dificuldade em compor de quando ainda era mais jovem. “Tem dia que você não tá muito inspirado, mas depois que você começa, pode varar a noite que você vai embora”, diz.

O Palco Alma deste domingo ainda reúne outros grandes nomes da música brasileira, como a banda Abacate Contemporâneo, trazendo a mistura de rock e afro brasileiro, além de Bruno Morais, com samba, jazz e outros estilos.

Foto: Divulgação