Marginália

Para Sempre Clube 27

Essa semana o programa Marginália apresenta músicas dos pertencentes ao conhecido clube dos 27;

Ouça no mobile
artistas famosos que morreram aos 27 anos, ao som de Robert Johnson, Badfinger, Cannet Heat, Grateful Dead, Uriah Heep, Inner Circle, Jimmi Hendrix, Janis Joplin e Nirvana.

Existem muitas teorias conspiratórias sobre a morte precoce desse artistas, há dezenas de artistas no Clube dos 27, porém, os mais notáveis são Jimi Hendrix, Janis Joplin, Jim Morrison, Kurt Cobain e Amy Winehouse. A maioria dos seus membros viveram uma vida complicada e a causa de suas mortes está cercada por um véu de mistério.

O fenômeno de estrelas morrendo jovens em circunstâncias estranhas vai além do conhecido Clube dos 27. Enquanto, este Clube é “reservado” aos cantores que morreram com exatamente 27 anos, muitos outros tipos de artistas morreram em circunstâncias misteriosas, por volta dos 30 anos de idade.

Na década de 1940, o poeta francês e diretor teatral, Antonin Artaud, previu o advento dos grandes rituais ocultistas na mídia. Artaud era um adepto de diversas formas de ocultismo e bastante ciente dos poderes transmutativos dos rituais cênicos: ele criou o infame “Theater of Cruelty” (em português, Teatro da Crueldade) que pretendia mudar profundamente os expectadores. Sobre o aspecto do processo da Mente Coletiva, Artaud escreveu:

Longe da bruxaria sem-importância dos feiticeiros caipiras, há artifícios de Hoodoo a nível global, aos quais todas as consciências desenvolvidas participam periodicamente… Este é o modo como forças estranhas são despertadas e transportadas para o plano astral, para o firmamento escuro que se constitui acima de tudo… a agressividade nociva das mentes perversas da maioria das pessoas… a formidável e astuciosa opressão de um tipo de magia urbana que logo, surgirá sem disfarces.

, , , ,