Ziriguidum

O samba e os seus eternos compositores

O Ziriguidum desta semana traz grandes nomes do samba, entre eles Noel Rosa.

Ouça no mobile
Este que em 1929 arriscou as suas primeiras composições, Minha Viola e Festa no Céu, ambas gravadas por ele mesmo. Mas foi em 1930 que o sucesso chegou, com o lançamento de ‘Com que roupa?’ – um samba bem-humorado que sobreviveu décadas e hoje é um clássico do cancioneiro brasileiro.

Essa música ele se inspirou quando ia sair com os amigos e a mãe não deixou e escondeu suas roupas, ele, com pressa perguntou: “Com que roupa eu vou?” Noel revelou-se um talentoso cronista do cotidiano, com uma sequência de canções que primam pelo humor e pela veia crítica.

Moreira da Silva também terá alguns de seus sucessos inseridos no programa desta semana. Ele que foi considerado o criador do samba-de-breque, iniciou sua carreira em 1931, com Ererê e Rei da Umbanda. Em 1992, foi tema do enredo da escola de samba Unidos de Manguinhos. Em 1995 gravou “Os 3 Malandros In Concert” com Dicró e Bezerra da Silva, aos 93 anos de idade. Participou do histórico disco de Chico Buarque de Holanda, a “Ópera do Malandro” de 1979, fazendo dueto com o próprio Chico. Em 1996, foi tema do livro Moreira da Silva – O Último dos Malandros. Com 98 anos de idade, ainda se apresentava em shows.

Não deixem de conferir esses e outros grandes nomes que estão inseridos em nossa playlist.

, , ,