Loading...
Rude Boy Train

O adeus ao pioneiro do ska

Nesta edição, o Rude Boy Train presta uma homenagem ao músico jamaicano Prince Buster.

Ouça no mobile
Ele morreu no início do mês de setembro aos 78 anos em Miami, nos Estados Unidos após problemas cardíacos, conforme fonte familiar ao jornal Jamaica Observer, de Kingston.

Ele era considerado um dos maiores nomes do ska e do rockseady. O músico e produtor Cecil Bustamante Campbell, conhecido como Prince Buster era natural de uma das zonas mais carentes de Kingston, capital da Jamaica.

Prince Buster, pioneiro do ska produziu “Oh Carolina”, dos “Folkes Brothers” e é autor de “Madness”, “One Step Beyond” e “Judge Dread”. Foi o primeiro músico jamaicano a conseguir entrar no “Top 20” britânico com “Al Capone”, em 1965.

Prince Buster ajudou a influenciar movimentos ska no Reino Unido no final dos anos 1970 marcados sobretudo pelo movimento “2 Tone”, após o surgimento de bandas como “The Specials”, “The Selecter”, “Beat” e “Madness”.

Em 1978, a banda londrina “Morris and the Minors” mudaram de nome para “Madness” em homenagem a Prince Buster gravando uma versão do clássico “One Step Beyond”, no primeiro álbum.

Apesar da idade, Prince Buster continuava a atuar, sobretudo nos Estados Unidos e no Reino Unido.