Loading...
Jornalismo Cultural

Novo Secretário de Cultura: Caio Cesaro

Nesta semana, o Prefeito de Londrina, Marcelo Belinati (PP) definiu o cineasta Caio Júlio Cesaro como novo Secretário de Cultura de Londrina, depois de Aldo Moraes ter recusado o cargo por ter sido condenado a devolver mais de R$ 500 mil à Prefeitura de Londrina – devido falhas na prestação de contas de projetos culturais feitos com verbas do PROMIC.

Caio Julio Cesaro é Londrinense, jornalista com vasta experiência na área acadêmica, além de ter experiência como produtor e gestor cultural. Ter o pé vermelho e entender de comunicação, produção e gestão cultural, são diferentes características e áreas do conhecimento importantes para a execução da função que está assumindo.

Doutor em Multimeios pelo Instituto de Artes da Unicamp; mestre em Comunicação e Mercado e especialista em Técnicas e Teorias da Comunicação pela Faculdade Cásper Líbero; graduado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Em gestão e produção cultural, tem experiências ao ter trabalhado em diversos órgãos como a Secretaria do Audivisual do Ministério da Cultura; foi coordenador geral de Comunicação e Circuitos da Programadora Brasil – projeto do Ministério da Cultura de difusão do cinema brasileiro. Como voluntário, fez a coordenação executiva a Revista Filme Cultura (Revista histórica do Cinema Brasileiro), edições 56 e 57.

Também trabalhou como Coordenação de Comunicação do Festival Internacional de Televisão 2012. Foi diretor da Kinopus Audiovisual entre 2004 e 2013. Atuou como diretor executivo da Associação de Amigos do Centro Técnico do Audiovisual (Rio de Janeiro); coordenou a recuperação de parte do acervo cinematográfico do japonês Hikoma Udihara (Paraná); foi Secretário Executivo da Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-metragistas (ABD Nacional); foi vice-presidente do Conselho Municipal de Cultura de Londrina/PR.

É produtor de inúmeros filmes, premiados em diversos festivais nacionais e exibidos no exterior. Tem ainda experiência docente e em produção acadêmica.

Na próxima semana, iremos procurá-lo para conversar e através de uma entrevista faremos um perfil com o novo secretário. Assim, você poderá conhecer melhor o novo Secretário de Cultura de Londrina, aqui na AlmA Londrina Rádio Web.