Loading...
Jornalismo Cultural

Novo prefeito diz ter realizado um sonho

Por Giovanni Porfírio

Marcelo Belinati chega com a promessa de unir a cidade nos próximos quatro anos

O primeiro da história a se eleger no primeiro turno. Marcelo, de sobrenome conhecido, foi vereador por três vezes e atualmente, exerce o cargo deputado federal pelo Partido Progressista (PP). Em 2012, chegou a concorrer ao cargo de prefeito de Londrina, mas perdeu no segundo turno para Alexandre Kireeff (PSD) com a diferença de pouco mais de 1% dos votos válidos. Belinati chega com o feito de ser o primeiro londrinense nato a assumir a prefeitura, com 136.360 votos, o que representa 51,57% do total. Em segundo lugar, com 35,33% do total de votos válidos, ficou o candidato Valter Orsi, do PSDB, com 93.415 votos.

Era quase sete da noite de domingo, dia 02, quando o resultado se confirmava. Quase todas as urnas já tinham sido apuradas, e no comitê de campanha, o clima era de festa. Em coletiva à imprensa já como prefeito eleito, Belinati fez um balanço da campanha eleitoral, que considerou como “positiva”. Aproveitou ainda para comentar sobre seus concorrentes na disputa eleitoral. “Eles não são meus inimigos, nem meus adversários. Nós vamos precisar muito deles e de toda a população para nós podermos avançar. Se a cidade vai bem, é bom para todo mundo”, disse.

Com a saída de Belinati do cargo de deputado federal, Londrina perde um dos seus representantes na Câmara em Brasília. Porém, para o novo prefeito, os dois anos em que esteve à frente do cargo o fez conhecer o “caminho das pedras, saber como as outras cidades fazem para buscar os recursos em outras esferas governamentais”, afirmou.  Segundo Marcelo, “Londrina recebe muito pouco recurso do governo federal comparada à outras cidades do mesmo porte”, o que ele atribui à “falta de projetos”.

A situação atual da prefeitura também foi comentada pelo novo prefeito. Ele defendeu uma atuação conjunta. “É uma situação difícil, mas nós não temos todas as informações. Vamos formar uma equipe de transição com pessoas da comunidade, com servidores públicos, pessoas que entendam bastante do assunto para fazer um amplo levantamento da situação atual da prefeitura”, afirmou. Belinati já adiantou suas primeiras ações como prefeito de Londrina antes mesmo de assumir o cargo. “Já entrei em contato com o ministro da saúde, com o ministro da agricultura, para gente já planejar ações para o mandato”.

Para a câmara de vereadores, sete vereadores que cumprem o mandato retornam em 2017 – Roberto Fú (PDT), Mário Takahashi (PV), Vilson Bittencourt (PSB), Professor Rony (PTB), Júnior Santos Rosa (PSD), Amauri Cardoso (PSDB) e Péricles Deliberador (PSC);

Assumem ainda dois vereadores que já foram eleitos em outras legislaturas – Pastor Gerson Araújo (PSDB) e Jairo Tamura (PR).

Os que assumem pela primeira vez são – Boca Aberta (PR) – que recebeu a maior quantidade de votos – Gui Belinati (PP), Nantes (PP), Fernando Madureira (PTB), Daniele Ziober (PPS), Filipe Barros (PRB), Eduardo Tominaga (DEM), Felipe Prochet (PSD), Estevão da Zona Sul (PTN) e João Martins (PSL).

Foto: Giovanni Porfírio