Jornalismo Cultural

Noite de sábado com som autoral em Londrina? Vai planeta!!

Por Vitor Struck

Quando o Projeto Banda Nova da Funcart surgiu nem mesmo o coordenador da Fundação cultural, Silvio Ribeiro, imaginava que mais de 100 bandas e artistas independentes de Londrina e região abraçariam a causa. Desde 2009 algumas bandas já terminaram, outras não alcançaram audiências maiores, mas teve gente que soube aproveitar a chance e já saiu com um registro bem bacana da apresentação pra seguir brigando pra lotar a agenda em meio a um cenário mais favorável para o cover. Ou seja, uma baita vitrine para a música autoral da cidade.

E pra dar início aos trabalhos em 2017, rock sem frescuras e hip-hop com letras em português. Quem sobe ao palco do Slow Down Pub (Ibiporã 884) são as bandas As Testemunhas de Giovani e Marujo Cartel, ambas de Londrina.

Encabeçada por Don Giovani, que também faz parte da Etnyah, As Testemunhas de Giovani deixam o gênero no ar e procuram não se definir em algum estilo, para que cada pessoa possa decidir com base nas próprias experiências. E isso que é o mais bacana da arte, a liberdade. Mesmo assim, logo de cara dá pra perceber as influências vindas de Recife, do Nação Zumbi, e outros sons dos anos 90. E pode acrescentar aí uma pitada de punk na atitude e nas letras. Algumas trazem aquela confusão psicológica saudável pra quem se deixa levar. Giovani promete um show enérgico e com recortes sonoros misturados com projeções e samples. O melhor mesmo é conferir.

Mas a noite só termina depois da apresentação da Marujo Cartel. Trata-se de uma dupla que já está fazendo um barulho interessante na rede: Leonardo Pulppor e Dago Sequela. A praia deles é o hip-hop e o rap nacional e são nestas linguagens que eles expressam  letras sobre o cotidiano “não chegando a ser underground comercial muito menos o gângster realidade”, como eles mesmos dizem. E ai saiu até um som especial para Londrina.

Pois é, sobrou até para o governador do Paraná.

Agora é com eles, ao vivo, a partir das 21h. Os convites antecipados custam $10 e na portaria do pub $12. Vida longa ao Projeto Banda Nova!!

, , ,