Jornalismo Cultural

Montauk lança disco com apoio do público

Por Giovanni Porfírio

Nascida em 2012, grupo apostou em financiamento coletivo para concluir seu trabalho

O ramo da música é um dos que mais cresce no país, mas muitos artistas dependem de recursos para que seus trabalhos floresçam e ganhem reconhecimento nacional. Pensando nisso, a banda londrinense Montauk recorreu ao chamado financiamento coletivo, ou crowdfunding, onde o público ajudou na criação de seus trabalhos. No caso da banda, o auxílio financeiro foi determinante na elaboração do segundo disco, como conta o vocalista Fernando Abreu:

Após a gravação, tudo pago, tranquilo. Faltava a gente lançar, aí que vem a parte cara (prensagem, masterização). E a gente não tinha mais dinheiro, tava fazendo agenda mas não conseguia mais cobrir os custos. Era uma grana bem significativa. E então algumas bandas incentivaram a gente a fazer o financiamento coletivo, e gente encarou o desafio. Ficamos com medo de não conseguir e tal, mas a gente encarou. Entramos em contato com o pessoal do Embolacha e eles foram bem legais com a gente. E fomos lá, 2 meses de campanha, trabalhando muito para conseguir.

Fernando destaca a repercussão do novo trabalho, que já foi lançado aqui na cidade:

E a gente conseguiu, em dezembro, bater a meta de 10 mil reais e conseguimos lançar. Virtualmente, já faz uns 2 meses, e o disco físico saiu agora, e a gente tá começando a distribuir as recompensas pra galera. Semana passada a gente lançou o disco no Vitrola, foi bem legal, a galera cantando as músicas do EP com a gente, foi bem bonito, a gente poder parar de cantar e deixar o povo, foi um momento bem especial da nossa trajetória.

Nascido em 2012, o grupo que já teve várias formações pretende expandir ainda mais o seu trabalho:

A gente tá grande agora, com uma banda de 8 pessoas. dois metais. Tá curtindo a ideia de mudar um pouco a cara. E tá tudo bem legal, fora isso, a gente tem feito músicas novas no show. Não sabemos quando vamos gravar. Mas a gente tá trabalhando muito, muitos planos. Pretendemos rodar bastante esse ano, estar em todos os lugares possíveis, a gente até tá pensando em gravar mais um clipe. A “Cinza” já está com 30 mil visualizações, que foi uma música de trabalho que a gente tinha lançado antes do financiamento coletivo como incentivo pra galera.

As músicas do grupo já estão disponíveis para download tanto no site oficial da banda como em outras plataformas, como Deezer, Spotify e YouTube. É a boa música da cidade ganhando o Brasil!

Ouça a matéria radiofônica e saiba mais sobre o Montauk!

Ouça no mobile

, , ,