Loading...
Jornalismo Cultural

Matheus Nachtergaele abre o FILO com espetáculo na cidade

Por Giovanni Porfírio

Ator recita alguns poemas escritos por sua mãe, Maria Cecília Nachtergaele

Ouça no mobile
Um dos destaques do FILO deste ano é o espetáculo de abertura marcado para sexta, dia 26, no teatro Marista a partir das 20h30. No palco, o ator Matheus Nachtergaele, com a peça “Processo de Conscerto do Desejo”, onde ele recita textos deixados pela sua mãe, a poeta Maria Cecília, que morreu aos 22 anos.

26_08_16 - Jornalismo Cultual - Processo de Conscerto do Desejo – MatheusNachtergaele_Processo_de_Conscerto_do_Desejo_FotoALTA02_MarcosHermes

Matheus já interpretou diversos personagens na televisão e no cinema, e agora busca resgatar a essência do teatro. “A peça é a celebração de um filho que diz os poemas da sua mãe, que se matou, que ele não conheceu, canta as músicas que ela gostava e celebra o que ainda é bonito na vida depois da tragédia. É um espetáculo que procura jogar luz no que é escuro. A gente sorri, a Maria Cecília era muito inteligente. Então os textos têm humor algumas vezes, mas são textos de uma jovem suicida, em 68, período de ferro, período duro… É uma peça para a gente sentir fundo, e as vezes a gente vai rir juntos, mas as vezes a gente vai chorar junto também”, afirma.

Ele falou da satisfação de estar participando de um evento aqui na cidade. “O de Londrina tem um lugar especial no meu coração, e acho no de quem faz teatro há muito tempo. Porque é um festival de referência, que tem 48 anos de idade, que trouxe para o Brasil figuras importantíssimas do teatro mundial que a gente tinha a alegria de ver aqui. Eu estou muito honrado. Eu nunca vim e sempre quis vir”, confessou. O ator comentou a importância dos festivais para a vida cultural do país. “Todo festival de teatro no Brasil é muito importante né? O teatro de arte brasileiro, de investigação, de pesquisa, não é tão visto. Os festivais são sempre uma janela bonita e dão acesso à essas peças para um público que normalmente não iria vê-las. São peças que não estão no circuito comercial em competição com as outras peças. Mas são, em geral, as peças mais bonitas, mais legais”, disse.

O Festival Internacional de Londrina começa no dia 26 de agosto e vai até o dia 11 de setembro. O ponto oficial de vendas de ingressos é no Royal Plaza Shopping e pelo site diskingressos. As entradas inteiras custam R$ 30, e meia-entrada R$ 15.