Loading...
Audioteca

Kika – Navegante

A cantora paulistana Kika iniciou sua carreira na década de 90. Em sua bagagem, ela leva experiências como a de participar da nova formação de “Secos e Molhados”, colocando sua voz no lugar de Ney Matogrosso. Além disso, integrou um grupo vocal feminino, o “Trilha”, onde gravou dois discos e se apresentou em diversos palcos da capital paulista.

Em seu primeiro CD, “Pra Viagem” (2013), Kika percebeu que seu som reunia um pouco de cada pessoa que encontrou pelo caminho e que isso refletiu em seu trabalho. O disco contou com participações de artistas como Anelis Assumpção, Décio7 (Bixiga 70), Kiko Dinucci e Dustan Gallas (Cidadão Instigado).

O americano Vitor Rice, especializado em dub, reggae e ska, também colaborou na criação. Para a paulistana, a importância da mixagem no processo do CD é muito importante. A maioria das faixas sofrem influência das tropicalistas: Baby Consuelo, Rita Lee e Gal Costa, além de toda a mistura feita com a música jamaicana.

Agora, a cantora apresenta seu novo CD, o “Navegante”. O disco reforça as influências do reggae e é produzido pelo nova-iorquino Rice. Cada faixa do álbum é como uma viagem, que fala sobre limites e mistura a suave voz da paulista, com os arranjos musicais.

Kika explica que esse último disco é como se fosse a continuação de “Pra Viagem”: “No primeiro disco eu fiz uma viagem bem distendida, sempre de passagem, sem fugir da chuva, sem grandes tensões. A maior diferença é que nessa viagem agora eu assumi vários riscos. Procurei diferenciais musicais e poéticos que saíram um pouco dos limites, tentando desfrutar de outro tipo de prazer que ultrapasse o autoengano, mesmo sob o risco de se perder na noite do mar”, detalha a compositora e cantora em entrevista ao site Trabalho Sujo, de Alexandre Matias.

A cantora foi uma das atrações do Palco Alma Londrina 2016, na Vila Cultural Kinoarte. No repertório, o novo disco “Navegante” e algumas músicas do disco anterior, “Pra Viagem”. Kika é conhecida pelas suas misturas de tropicalismo, reggae e dub, com canções simples e diretas. O vocal é outro ponto forte do disco. A cantora também é conhecida pela criatividade em seus trabalhos, além da liberdade artística. Tem composições próprias, como no caso da música “Por Aí”, e também regravações, como “Flor de Maracujá”, eternizada na voz de Gal Gosta.  “Navegante”, que dá nome ao disco, vem com um ritmo mais suave.

Facebook: @kikak7 (https://www.facebook.com/kikak7/?fref=ts)

SoundCloud: https://soundcloud.com/kika7/sets/kika-navegante-1

Spotify: https://play.spotify.com/artist/6rAvbBhynpo1TVq17lORbH7