Estação Memória

Fiori Luiz: radialista, político e torcedor

Nascido no sítio Jacutinga em Londrina (PR), em 11 de abril de 1941, Nelson Fiori Luiz Malaguido mudou-se do campo para a cidade em 1952, quando os pais compraram uma beneficiadora de arroz.

Ouça no mobile
Na escola, imitava a locução de Edson Leite, comportamento que chegou aos ouvidos do radialista José Maria de Brito e resultou no convite para ser plantonista na Rádio Londrina. Fiori Luiz é casado com a professora Helena Branca Leão Malaguido desde 1970 e tem dois filhos.

Depois de dividir o trabalho de office boy em um banco com as jornadas esportivas no contraturno (entre 1956 e 1960), entrou definitivamente para a Rádio Londrina, onde ficou até 1964. Foi para a Rádio Atalaia onde, além das transmissões esportivas, fez radioteatro e programas musicais. Entre 1969 e 1979, trabalhou como apresentador da TV Tibagi, retransmissora da Rede Globo em Apucarana (PR), onde fazia um resumo dos jogos regionais antes do Jornal Nacional. Paralelo ao trabalho de comunicador, elegeu-se vereador em Londrina (1976) e duas vezes deputado estadual (1979 a 1985).

Fiori Luiz é um dos profissionais que mais transitou na imprensa paranaense. Na TV, constam ainda passagens pela Antares (Arapongas) e pelas retransmissoras londrinenses da Record, CNT e SBT. No impresso, foi colunista da Folha de Londrina e do Jornal de Londrina. Passou ainda pelas rádios Alvorada, Marajoara e Universo (de Curitiba) até de ser convidado pelo jornalista e empresário, J.B. Faria, para trabalhar na Rádio Paiquerê em 1987. Lá, participou do projeto-piloto de cobertura internacional da emissora, acompanhando os amistosos da Seleção Brasileira no Reino Unido (Londres, Dublin e Glasgow) e Israel (Tel-Aviv). Entre 1988 e 2008, foi sócio da Rádio Brasil Sul. Volta para Paiquerê AM em 2009, onde permanece até o momento com participações nas jornadas esportivas estaduais e do brasileirão, na condução do Programa Fiori Luiz e ainda como comentarista do Bate Bola. No SBT regional, participa do programa diário Show de Bola. (Pesquisa e produção: Emerson S. Dias e Keli Gevezier )

Foto: Emerson S. Dias

 

,