Loading...
Jornalismo Cultural

FIML começa nesta sexta em Londrina

Por Giovanni Porfírio e Jéssica Santos

Festival Internacional de Música também reúne apresentações teatrais e intervenções urbanas

Ouça no Mobile

O 36º Festival Internacional de Londrina começa nesta quinta (7) e traz a diversidade em mais de 70 eventos. A abertura será na Catedral da cidade às 20h30, com a apresentação da Banda Sinfônica do Exército. Até o dia 21 de julho, o evento apresenta desde teatro até intervenções artísticas ao longo da cidade. O diretor do festival Marco Antônio, dá alguns detalhes sobre a programação:

Marco: “Dia 7 então nós temos aqui na Catedral um evento gratuito com a Banda do Exército Brasileiro, uma banda sinfônica, muito bonita, com repertório tanto erudito quanto popular. Na sexta-feira, na Concha acústica, uma batalha de hip-hop e no sábado então, o dia mundial do rock, com várias bandas londrinenses se apresentando”.

Marco também cita alguns destaques desta edição, como a Camerata de Curitiba e a Orquestra Sinfônica Jovem. O festival não fica apenas aqui em Londrina. Estão garantidos alguns espetáculos em outras cidades do Paraná.

Marco: A nossa orquestra sinfônica é formada por jovens só de projetos sociais. Então vem a comunidade da Babilônia, no Rio de Janeiro, que é uma comunidade forte; do Morro do Alemão, é um projeto social que se chama ‘Ação Social para a música no Brasil’; vem o pessoal de uma orquestra do Rio Grande do Sul; tem o projeto Guri, muito famoso esse projeto de São Paulo; da Bahia… São vários estados brasileiros que estão mandando de dez a quinze alunos para fazerem parte desta orquestra.

A Camerata Antiqua de Curitiba é um cartão de visitas do Paraná né? É um grupo excelente, conhecido tanto fora do Brasil como aqui já. E havia muito tempo que eles não vinham para Londrina. E desta vez a Camerata resolveu fazer um projeto de regionalização: ela tá saindo de Curitiba para várias cidades, como Toledo, Apucarana… E a Camerata é formada por um grupo de músicos e um grupo de cantores. Vão fazer um linda missa de Mozart e de outros compositores brasileiros”.

Você pode conferir estas e outras atrações no site www.fml.com.br. A Rádio Alma também estará na cobertura do evento! Mais informações, você ouve na nossa programação!

Foto: Divulgação/FIML