Loading...
Jornalismo Cultural

Festival Demo Sul volta às origens em 2016

Por Giovanni Porfírio

Com música independente, shows vão ocorrer em vários pontos da cidade

Música de qualidade privilegiando as bandas locais. É o que o público pode esperar para este ano no festival Demo Sul. Os organizadores já divulgaram no último dia 16 as primeiras bandas confirmadas para o evento que este ano, ocorre entre os dias 4 e 12 de Novembro. Vários palcos serão distribuídos ao longo da cidade, e nesse ano, vem com uma novidade: 80% da programação, tanto de shows quanto formativa vai ser gratuita.

O músico recifense Di Melo é a grande atração do primeiro final de semana do Festival. No total, 31 grupos locais e de fora do estado vão se apresentar, além de atrações internacionais. Em entrevista à Alma Londrina Rádio Web, Marcelo Domingues, diretor e um dos curadores do Demo Sul, fala sobre o que o público pode esperar para este ano. “O festival esse ano vai voltar às suas origens, tendo como responsabilidade a divulgação, a disseminação da cena musical de Londrina, principalmente”, disse. Ele já adiantou o que vem por aí. “Ainda vamos divulgar durante esse mês e o mês que vem mais 6 ou 7 atrações para compor a grade do festival”, disse.

A programação começa na sexta-feira, dia 4 de novembro, com um grande show gratuito, na Concha Acústica. Na sequência, o Festival vai para o Iate Clube, maior palco da programação, onde o Di Melo se apresenta. Ainda acontecem shows no Valentino, Vila Cultural Cemitério de Automóveis, Sesi/AML e Barbearia.

Neste sábado, 20, às 22h o Demo Sul realiza a primeira “Noite Demo Sul” do ano. O projeto é uma prévia do Festival e esse ano vai reunir as bandas Sick Sick Sinners (Curitiba), Maniaticos do Reverb (Londrina) e a banda Convulsão, que retorna aos palcos depois de 20 anos de hiato. O guitarrista da banda Maniáticos, Fábio Martin, adianta um pouco do que vai ser apresentado. “No repertório, nós vamos tocar as músicas dos três primeiros EPs, repertório em torno de 20 músicas e mais umas 2 ou três músicas inéditas que serão lançadas no próximo disco”, disse.

A noite roqueira acontece no Cemitério de Automóveis e os ingressos já estão à venda no Barbearia (Rua Quintino Bocaiúva, 875). O Festival Demo Sul 2016 é uma realização da Associação Cultural do Rock e pela Braço Direito Produções. O Festival conta com patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PROMIC) e do Prêmio FUNARTE de Programação Continuada para Música Popular.

Foto de Érika Lúcio / Divulgação