Loading...
Estação Memória

Ele fez o mundo conhecer uma AM de Londrina

Estação Memória apresenta o pioneiro do rádio J B Faria

Ouça no mobile

Um radialista que virou referência no Brasil pelo pioneirismo nas transmissões internacionais e por manter uma equipe do interior devidamente licenciada em sete Copas do Mundo seguidas. João Baptista Faria nasceu em São Sebastião do Paraíso (MG) em 18 de março de 1945, mas a família mudou-se para Londrina, norte do Paraná, quando tinha apenas 10 meses de vida. Hoje, J.B. Faria é referência do rádio brasileiro e responsável pelo sucesso da Rádio Paiquerê AM, que há anos lidera a audiência regional.

Ele entrou para o rádio por acaso, quando levou a mãe para participar de um programa na Rádio Clube em 1962. Lá, descobriu que a equipe precisava de um rádio-escuta. Entre 1962 e 1965, J. B. atuou também como plantonista e repórter paralelamente ao trabalho de bancário. Respeitado pela dupla função de comunicador e administrador, em 1966 passa a atuar na direção da Rádio Clube. Afasta-se das transmissões radiofônicas em 1970 para assumir o escritório do pai e também para tornar-se apresentador da TV Coroados (Rede Globo), produzindo o resumo esportivo veiculado antes do Jornal Nacional. Neste mesmo ano cria a primeira agência especializada em publicidade radiofônica local, a Elo Publicidade.

Em 1972 passa a administrar a Paiquerê AM e já no mesmo ano adquire 50% da emissora. Em 1986, integra o pool de transmissão da Copa do México encabeçada pela Rádio Cidade de Curitiba. Em 1987, acompanha a Seleção Brasileira em amistosos pelo Reino Unido e Israel. Em 1990, na Copa da Itália, consolida a Paiquerê como a primeira emissora interiorana a credenciar profissionais nos principais eventos internacionais. Como narrador e comentarista, J.B. esteve em sete Copas do Mundo, 11 Copas América, quatro Copas das Confederações, além de inúmeros jogos do Brasileirão e de campeonatos estaduais. Ainda assim, a equipe de J.B. mantém a prioridade de transmitir todos os jogos do Londrina Esporte Clube.

Casado desde 1968 com a ex-locutora de rádio Dirce de Souza Faria, tem três filhos, sendo dois deles, Adriana e André Gustavo, profissionais da Paiquerê AM, cuja concessão plena é da família Faria desde 1998. Entrevista e registro fotográfico: Emerson Dias. Edição e narração: Keli Gevezier.