Loading...
Jornalismo Cultural

De olho no futuro do Circo Funcart

Por Vitor Struck
Foto: Ricardo Chicarelli/Folha de Londrina

Renovado a cada apresentação, Gil bradou que sentia a alma cheirar como talco toda a vez que subia nele. A casa de todos os artistas, da dramaturgia, poetas, músicos.. Muito além de delimitar o espaço cênico, o palco, seja ele qual for, cria as condições ideias para a arte existir e cumprir o seu papel transformador.

Para o coordenador da Funcart, Silvio Ribeiro, o poder do palco pode extravasar todas as questões artísticas e proporcionar profundas transformações na vida de quem se realiza no palco. As mudanças são ainda maiores em quem procura o curso regular de teatro como apoio para falar em público, controlar a timidez e vencer outros obstáculos pessoais. Sob a lona, crivada de furos – alguns recentes do temporal que inviabilizou as atividades – Sílvio e todos os funcionários da fundação cultural comprovaram estas pequenas transformações individuais e diárias desde 1998. “Enfrentar o público, a plateia acaba sendo a primeira casa de muitos alunos, crianças e adultos, que tiveram neste espaço aqui a sua primeira experiência de exposição em público causando uma vitória pessoal muito grande.” Confira na entrevista.

Atualmente a Funcart tem 960 alunos, uma fração do público total que pode utilizar o espaço, já que comporta, também, muitos espetáculos de dança e teatro e até apresentações musicais por conta dos festivais da cidade. Momento marcante, a apresentação do espetáculo Peter Pan…k, de Robinson Borba, uma ópera-rock, com músicos e um show de luzes, traduzia para a década de 1980 o ambiente de Londres do final do século XIX. Vale a pena relembrar:

A nova estrutura do Circo Funcart deve ser feita com contêineres, opção barata e que atende os requisitos de segurança e conforto para as apresentações e a capacidade de 200 lugares deve ser mantida. O projeto está sendo desenvolvido em parceria com alunos e professores do curso de arquitetura da UEL e está orçado em R$200 mil. Através de rifas e recursos próprios a fundação já arrecadou quase R$80 mil e continua fazendo promoções e a rifa de uma moto com sorteio marcado para o dia 1º de julho para concretizar este sonho.

Mais informações pelo 3342-2362.