Loading...
Ziriguidum

Apresentando Baden Powell e Seu Violão

O Ziriguidum desta semana traz alguns sucessos de Baden Powell.

Ouça no mobile
Este que começou a tocar violão com sete anos, aprendendo com seu pai alguns acordes básicos. No ano seguinte, começou a ter aulas com Jayme Florence, o Meira, grande violonista integrante do Regional Bendito Lacerda. Aos 10, incentivado por seu mestre, se apresentou pela primeira vez no famoso programa de calouros da Rádio Nacional, ‘Papel Carbono’, tocando “Magoado”, de Dilermando Reis. Também por influência de seu professor Meira, conheceu os principais músicos de samba e choro da época, entre eles Donga, Ismael Silva e Pixinguinha. Posteriormente, se formou na Escola Nacional de Música do Rio de Janeiro.

Durante vários anos de sua adolescência, Baden se apresentou em bailes, casas noturnas e programas de rádio no Rio de Janeiro, tornando-se rapidamente um dos músicos mais requisitados em bandas e rodas de choro pela cidade.

Powell carregava consigo diversas influências musicais sem, no entanto, ficar marcado especialmente por nenhuma delas ao longo de sua prolífica carreira. Seu talento foi, desde sempre, reconhecido internacionalmente. O violonista, inclusive, gravou parte de seus discos no exterior, em países como França, Alemanha e Japão.

Nélson Gonçalves também está incluído na playlist desta semana. Vale lembrar que ele foi um dos maiores cantores e compositores brasileiro. Terceiro maior vendedor de discos da história do Brasil, com mais de 75 milhões de cópias vendidas, fica atrás apenas de Roberto Carlos, com mais de 120 milhões e Tonico & Tinoco com aproximadamente 150 milhões. Seu maior sucesso foi a canção “A Volta do Boêmio”.