Loading...
Jornalismo Cultural

AlmA Londrina Rádio Web entra na sexta temporada

Por Rakelly Calliari

Na rede desde abril de 2012, a emissora de rádio online AlmA Londrina entra na sexta temporada com o compromisso de preservar a diversidade cultural e a comunicação colaborativa que já se tornaram a marca da programação. 

Pela primeira vez sem o apoio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), a rádio web quer vencer o desafio de manter as atividades buscando o fortalecimento de parcerias em prol da comunicação alternativa, e para isto conta com uma rede de voluntários que já chega a 80 integrantes.

O veículo conta com 27 programas, produzidos por colaboradores individuais ou coletivos de Londrina, Maringá e Umuarama, além do noticiário publicado pelo núcleo de jornalismo cultural, com base em Londrina. Ao longo dos anos, desenvolveu parcerias com rádios universitárias da região e tem sido objeto de estudos acadêmicos na área de Comunicação, seja pelo caráter inovador de um projeto comunitário que usa a internet como principal plataforma, seja pela diversidade de conteúdos, incomum para a maioria das rádios constituídas exclusivamente na rede.

A continuidade das atividades em 2017 se deve, ainda, aos recursos obtidos através do prêmio Ponto de Mídia Livre, do Ministério da Cultura. Graças à aprovação neste edital, além de manter a estrutura básica da rádio em funcionamento, ainda será possível realizar outros projetos do Núcleo de Comunicação Popular e Comunitária da AlmA. Ao longo deste semestre, serão realizadas oficinas de capacitação para a rede de colaboradores, estudantes universitários e profissionais interessados, além de oficinas formativas para o público infantil, no segundo semestre. De acordo com o coordenador do coletivo, Daniel Thomas, a ideia é democratizar o acesso aos meios de produção e, ao mesmo tempo, fomentar a inovação. “O incentivo do prêmio foi um reconhecimento importante sobre o nosso trabalho, e chegou na hora certa, pois irá garantir a continuidade das atividades que o núcleo já vem desenvolvendo há dez anos”, afirma.

Para o mês de maio, também está prevista uma edição do projeto Palco AlmA Londrina, que promove a circulação de artistas da música e o intercâmbio entre produções locais e de outras cidades e estados. No ano passado, o projeto realizou quatro rodadas de shows, encerrando com a participação da banda pernambucana Mundo Livre S/A, trazida a Londrina em parceria com o SESI Cultural.

Para conhecer o conteúdo da AlmA Londrina Rádio Web, basta acessar www.almalondrina.com.br, ou acessar o perfil da emissora nas redes sociais. A Vila Cultural AlmA Brasil fica na Rua Argentina, 693, próximo ao posto de saúde da Vila Brasil.