Loading...
Jornalismo Cultural

20 anos de Plantão Sorriso

Por Jéssica Santos

Grupo de palhaços já realizou mais 470 mil visitas em hospitais de Londrina e Ibiporã


Ouça no mobile
Com jalecos brancos, rostos pintados e uma viola é assim que a trupe do Plantão Sorriso realiza as visitas nos corredores e leitos dos hospitais de Londrina. Criado em 1996 e comemorando 20 anos de projeto, o grupo já realizou mais de 470 mil atendimentos cheios de humor e criatividade. Atualmente, o Plantão está composto por seis atores: Anelize Paiva, Gerson Bernardes, André Demarchi, Tiago Marques, Juliana Galante e Tonho Costa.

03_08_16 - Jornalismo - Plantao Sorriso

Eles se dividem em duplas para atender semanalmente os principais hospitais de Londrina e o Hospital Cristo Rei, em Ibiporã. O projeto tem como objetivo ajudar emocionalmente, pessoas que passam pelos hospitais, sejam elas pacientes ou funcionários. Para Gerson Bernardes, que é um dos coordenadores do grupo, o trabalho não afeta somente aqueles que recebem a visita, mas também influencia quem está por trás da palhaçada.

Eu acho que o projeto me complementa como artista no sentido de ter uma função social. Nosso encontro com a criança internada é muito forte”, explica o coordenador que, depois de fantasiado, se transforma no palhaço Lambreta.

E engana-se quem acredita que o Plantão Sorriso agrada somente as crianças. Os adultos se empolgam junto com o grupo de atores e entram no embalo das músicas e brincadeiras. Até mesmo os médicos e enfermeiros caem no riso quando esbarram com a trupe pelo hospital. Leonel Nascimento, que trabalha no setor de enfermagem do Hospital Dr. Anisio Figueiredo (Zona Norte), conta que o projeto ajuda na recuperação dos pacientes.

Eles fazem brincadeiras e estimulam não só os pacientes, mas os funcionários também. Nas crianças, observamos que seus olhos brilham ao ver o Plantão chegando na pediatria, porque sabem que irão brincar. A irreverencia do grupo traz algo diferente e isso muda a rotina do hospital”, ressalta o enfermeiro.

No Hospital Infantil Sagrada Família, no centro da cidade, encontramos um exemplo dos efeitos que essa trupe pode causar. Sheila Regina é mãe da Lívia, de apenas 12 anos, e conta que a filha foi internada para uma cirurgia no estômago, mas não estava se sentindo bem depois do procedimento médico. A mãe notou uma melhora na filha, logo após a visita dos palhaços.

Nós recebemos a visita de dois palhaços, que minha filha adorou. Eles são bacanas e fazem a alegria das crianças. No tempo que eles ficaram, ela deu muita risada. Por isso, essas pessoas que fazem esse trabalho deveriam vir sempre, pois se tornaram muito especiais”.

Em comemoração aos seus 20 anos, o Plantão Sorriso irá realizar no dia 14 de agosto uma atividade no aterro do Lago Igapó. Os palhaços jogarão bets, a partir das 15h30. O torneio é aberto para famílias, com pessoas de todas as idades.

Fotos: Divulgação